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com Paula Autran

O presente curso tem como objetivo central a pesquisa sobre a especificidade do texto teatral na atual conjuntura, na qual não há a possibilidade do texto existir em seu habitat habitual: o palco. Por conta dessa excepcionalidade que estamos vivendo o teatro emprestou do áudio visual seu meio de existência e pulou do palco para as telas dos computadores, tablets e celulares. O que aconteceu com o texto dramatúrgico nessa passagem? Há mudanças estruturais significativas ou apenas eventuais ajustes relativos às questões técnicas trazidas pelos meios áudio visual e suas demandas específicas?

Essas e muitas outras questões teóricas são debatidas nesse momento de emergência desse novo fazer teatral, chegando até mesmo à reflexão se o que se faz nas telas pode ou não ser chamado de teatro. No presente curso esse debate será vivenciado não apenas teoricamente, mas também na prática. Isso porque leremos textos dramatúrgicos escritos já pensando nesse formato específico e também haverá a realização de exercícios dramatúrgicos e textos breves pelos alunos. Assim, por meio de textos teóricos, exemplos práticos de textos escritos no calor do momento presente, e também de exercícios práticos, o presente curso tratará da dramaturgia feita nesse momento tão único para a arte em particular e para humanidade como um todo.

Carga horária: 12 horas divididas em quatro aulas semanais de três horas cada.

Programa do curso:

Aula 1 – A especificidade do texto teatral: principais ferramentas dessa linguagem: ação dramática, conflito, personagem e diálogo. Texto dramatúrgico atual para leitura.

Aula 2 – Discussão sobre o novo texto teatral: Há inovações estruturais nele? Como o conteúdo se relaciona dialeticamente com essa forma? Sugestão da feitura de exercício de um texto breve.

Aula 3 – Discussão dos exercícios e de trechos de textos teóricos sugeridos na bibliografia.

Aula 4 – Afinal, o que se faz hoje pode ou não ser chamado de dramaturgia? Por que? Há relevância nessa questão? Breves conclusões.

Sobre Paula Autran:

Doutora e mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP. Tem graduação em história (USP) e jornalismo (PUC/SP). Professora de dramaturgia, tendo ministrado aulas no Brasil e em Portugal, nos últimos 15 anos. É escritora com dez livros publicados, entre os quais: “Teoria e Prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena”, Dobra editorial, e dramaturga, tendo concorrido ao prêmio de autora revelação no Prêmio São Paulo de Incentivo ao teatro infantil e jovem. Autora das peças on line: Castos e Pólux: Uma constelação, ganhadora do edital PROAC Lab, de 2021. Sobre Amor e Tomates, apresentada no Festival Satyrianas virtual de 2020 e Uma Ponte sobre o Impossível, apresentada no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento, de 2021. Idealizadora do projeto A linguagem e a Pandemia, no qual fez lives com entrevistados diariamente por um ano, no seu Instagram: @paula.autran, e do canal de youtube: “Simplificando a escrita com Paula Autran”, no qual divulga vídeos sobre o universo da escrita.

Bibliografia:

Mamet, David. Três Usos da FacaSobre a natureza e a finalidade do drama. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

Ball, David. Para trás e para frente: um guia para leituras de peças teatrais. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

Aristóteles. A Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Williams, Raymond. Drama em Cena. São Paulo: CosacNaify, 2010.

A árvore– Silvia Gomez. (texto em pdf)

Sobre amor e tomates- Paula Autran. (texto em PDF).